Perguntas Frequentes - Technos Plus

Caro Cliente,

Diante da pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19), no intuito de  proteger e garantir a segurança dos nossos clientes e consumidores e buscando  também cooperar com combate a este vírus, criamos este protocolo de medidas  preventivas para orientá-lo na reabertura de portas nesse novo contexto, através  das recomendações mais importantes.

A partir da liberação gradativa do poder público estadual e municipal, o  momento atual é de preparação para a reabertura dos negócios, com especial  atenção aos cuidados de prevenção da doença. É preciso adaptar-se para a  retomada das atividades e a circulação social nesse novo contexto.

O conteúdo se preocupa primeiramente com a saúde pública, de clientes,  lojistas, compradores e proprietários e também com a necessidade de que o  consumidor se sinta seguro neste ambiente e confiante para volta à rotina de  consumo. Este guia foi construído baseado em recomendações da OMS,  profissionais da saúde, experiências internacionais, boas práticas de outros  setores e alinhado aos decretos de cada cidade.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS:

1 - Higienização

Lave as mãos com água e sabão  ou higienizador à base de álcool  70%, para matar os vírus que  podem estar nas suas mãos

2 - Distância Social

Evite sempre aglomerações e  mantenha o distanciamento  indicado de 1,5 metro de  outras pessoas.

3 - Evite Tocar o Rosto

Evite tocar nos olhos, nariz e  boca. As mãos tocam muitas  superfícies e podem ser  infectadas por vírus.

4 - Pessoas Sintomáticas

Caso sinta algum sintoma, a  recomendação é ficar em casa,

seja para você ou seus funcionários.  Caso apresente febre, tosse e  dificuldade em respirar, procure  atendimento médico.

Siga as instruções da sua autoridade  sanitária nacional ou local.

5 - Contato físico

Impedir contato físico  entre as pessoas.

 

ORIENTAÇÕES PARA SEUS FUNCIONÁRIOS:

1 - Limpeza das Superfícies

Limpar com frequência as  superfícies e os equipamentos  de contato (teclado, bancadas,  balcões, mesas e telefones)

2 - Álcool em Gel Certificado

Importante o uso de álcool gel de  boa procedência dando prioridade  para marcas que sejam de  confiança do comprador e tenham  boa reputação no mercado.

3 - Uso de Máscara

Fazer sempre o uso de máscara de  proteção e orientar todas as  pessoas que entrarem na loja  fazerem o mesmo. É recomendado  também realizar a troca da  máscara sempre que ficar úmida,  se for de tecido e a cada 2 horas,  se for descartável.*

4 - Objetos Pessoais

Não compartilhar objetos de uso  pessoal, como escovas de dente,  toalhas, copos e talheres e fazer uso  de copos ou garrafas individuais  para o consumo de água, evitando o  contato direto da boca com as  torneiras dos bebedouros.

5 - Evite Contato Físico

Evitar a prática de cumprimentar  com aperto de mãos ou beijos.

6 - Etiqueta Respiratória

Seguir as regras de etiqueta  respiratória para proteção em  casos de tosse e espirros.

7 - Distância social

Promover o distanciamento  social – controlar a entrada e o  fluxo de clientes, fornecedores e  demais funcionários e evitar ao  máximo permanecer em locais  com aglomerações e fechados.

 

 

 

 

 

 

 

 

ORIENTAÇÕES PARA PRÉ ABERTURA DAS LOJAS:

1 - Comunicação Ostensiva

Tenha uma comunicação ostensiva  sobre o que é a covid-19, quais os  sintomas, o que fazer se tiver algum  sintoma, além de cuidados com  higiene pessoal e regras de  funcionamento.

2 - Locais de Higienização

Certifique-se de que funcionários,  contratados e clientes tenham  acesso a locais onde possam lavar  as mãos com água e sabão e/ou  higienizá-las com álcool 70%. Para  isso, coloque os desinfetantes de  mãos (álcool em gel) em locais de  destaque no local de trabalho.

3 - Limpeza do Local

Todo o estabelecimento deve  ser limpo e desinfetado antes  da reabertura da loja.

4 - Área de Higienização

Organize uma área de chegada  para profissionais disponibilizando  álcool em gel para higienização  das mãos, medidas para  higienização das solas do sapato  como um borrifador com álcool  70% e espaço dedicado para  guardarem seus objetos pessoais.

5 - Ventilação do Ambiente

Promova boa ventilação no local  de trabalho. Quando possível,  evite o uso de ar-condicionado.

6 - Aferição da Temperatura

Se possível, providencie  instrumentos para medição de  temperatura dos colaboradores  e terceiros antes do início da  jornada de trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ORIENTAÇÕES PARA FUNCIONAMENTO DAS LOJAS:

1 - Sinalização no Local

Sinalize ou informe aos  clientes as adaptações  necessárias em sua loja em  virtude do covid-19. As  informações podem ser  transmitidas pelos  funcionários quando o cliente  entrar na loja ou comunicado  através de cartazes, televisão  ou o sistema de som da loja.

2 - Capacidade de Pessoas

Determine a quantidade de clientes  que poderão ser atendidos  simultaneamente. As primeiras  determinações no Brasil estipulam  50% da quantidade permitida em  seu alvará de funcionamento.

Consulte se há alguma legislação  local que altere este entendimento.

3 - Limpeza do Local

Todo estabelecimento deve  ser cuidadosamente limpo e  desinfectado diariamente após

a abertura. Programe também a  chegada dos seus colaboradores  com a antecedência necessária  para que todo esse procedimento  seja feito com cuidado.

4 - Higienização do Piso

Aumente a frequência da  higienização do chão  utilizando solução adequada  de água com água sanitária  ou outro produto similar  respeitando o tipo do  revestimento do piso.

5 - Álcool em Gel

Oferecer álcool em gel 70%  sempre que necessário.

Principalmente na entrada/saída  e antes/depois de experimentar  algum produto e na realização  de pagamento.

6 - Cuidados no Fechamento  da Compra

Higienize a máquina do  cartão antes e após cada uso,  permitindo que o cliente  manuseie seu cartão, e  disponibilizar álcool em gel  70% em cada estação de

pagamento. Caso o pagamento  seja em dinheiro, o cuidado  deve ser redobrado.

 

 

 

 

 

 

ORIENTAÇÕES E CUIDADOS COM OS RELÓGIOS:

Para orientar de forma correta a higienização dos nossos produtos, garantindo  atendimento seguro e especializado, importantes instruções que deverão ser  seguidos por quem fará o manuseio de relógios em seu atendimento. Além de  serem medidas preventivas, ajudará a manter sua boa aparência, evitar a  oxidação causada pelo acúmulo de sujeira e suor sobre o relógio, assim, essas  dicas vão prolongar o tempo de vida útil do relógio.

Observação: ao realizar qualquer procedimento de limpeza no relógio,  certifique-se que a coroa esteja sempre na posição 0 (zero).

1 - Limpeza com Álcool 70%

Todos os procedimentos de  limpeza do relógio usando  álcool 70% líquido devem ser  realizados por um tempo  mínimo de 30 (trinta) segundos

2 - Limpeza com Detergente

Para os procedimentos de limpeza  usando detergente neutro o mesmo  deve ser realizado por um tempo  mínimo de 1 (um) minuto.

3 - Não Usar Álcool em Gel

Nunca utilize álcool gel para  limpeza do relógio, pois os  outros elementos químicos que  compõem a estrutura química do  gel podem danificar o relógio ou  os seus componente.

4 - Não Usar Água Sanitária

Nunca utilize água sanitária  (hipoclorito de sódio ou de  cálcio) ou outros produtos  recomendados no combate ao  Covid-19 e que não estejam  descritos nessas instruções de  limpeza, pois tais produtos não  são recomendados para a  limpeza do relógio e/ou dos seus  componentes e podem causar a  degradação dos mesmos  anulando assim a sua garantia.

5 - Higienização Frequente

Apesar dos procedimentos de  limpeza informados acima o ideal é  que antes e após o uso do relógio,  qualquer pessoa que fará o  manuseio dos relógios limpe as  suas mãos e o antebraço seguindo  as orientações estabelecidas pela  OMS (Organização Mundial de  Saúde) e Ministério da Saúde  (sendo este o método mais seguro).

 

 

 

 

 

 

ORIENTAÇÕES E CUIDADOS COM OS RELÓGIOS  ATENTE-SE AOS MATERIAIS:

6 - Pulseiras Metálicas

Após utilizar o relógio utilize uma  escova macia com detergente neutro  e água, após a limpeza seque com  uma flanela macia. Outra opção de  limpeza é utilizar álcool 70% líquido,  para isso, utilize uma escova macia,  lenço ou papel toalha embebido em  álcool 70% e passe a mesma sobre a  superfície do relógio, após isso, deixe  o mesmo secar naturalmente. É  importante que os movimentos sejam  delicados para não danificar o  relógio. Para pulseiras metálicas com  impressão, requer um cuidado  redobrado quanto ao contato com  produtos químicos e o que poderá  danificar o seu acabamento.

Portanto, não faça a limpeza deste  tipo de relógio com produtos  químicos como álcool, seja líquido ou  em gel e outros solventes sob risco  de danificar a impressão sobre a  estrutura do produto.

7 - Pulseiras Sintéticas  ou de Couro

Para limpeza utilize apenas pano  úmido e detergente neutro em  pouca quantidade e evite o contato  direto com a água, caso isso ocorra,  deixe secar naturalmente a sombra,  não forçando a secagem da  pulseira expondo o relógio ao sol  ou a outra fonte de calor.

Observação: Estas pulseiras  possuem superfície bastante  sensível, portanto podem ser  danificadas ao sofrer contato com  superfícies abrasivas ou cortantes,  exigindo desta forma um maior

8 - Pulseiras Poliméricas  (borracha ou silicone)

Lave o relógio regularmente,  utilizando uma escova macia  com detergente neutro e água,  após a limpeza seque com  flanela macia.

9 - Embalagens

Para embalagens plásticas  recomendamos o uso da  higienização com água e sabão. Em  seguida a embalagem deve ser  seca. Já para embalagens de  papelão pode ser utilizado um  pano umedecido com um pouco de  álcool a 70%.

10 - Brindes

Seguir as mesmas orientações  anteriores considerando os  materiais dos brindes.

11 - Outros Cuidados

Evite o contato de produtos como  água sanitária, perfume,  cosméticos, solventes, etc. Estes  produtos podem danificar  esteticamente o aspeto da pulseira  e da caixa do seu relógio, além  danificar a sua vedação e  prejudicar a sua resistência à água.  A exposição do relógio à luz direta  do sol ou aloca-lo em local  extremamente quente ou frio  durante longos períodos de tempo,  poderá danificar componentes  internos e externos do relógio.

*Conforme orientação do Ministério da Saúde, as empresas podem  autorizar e determinar o uso de máscaras de tecido dentro das suas  instalações. É válido conferir se essa prática é regulada por meio de  decreto ou outro dispositivo em sua região que obriga o uso.