Caro Cliente,
Diante da pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19), no intuito de proteger e garantir a segurança dos nossos clientes e consumidores e buscando também cooperar com combate a este vírus, criamos este protocolo de medidas preventivas para orientá-lo na reabertura de portas nesse novo contexto, através das recomendações mais importantes.
A partir da liberação gradativa do poder público estadual e municipal, o momento atual é de preparação para a reabertura dos negócios, com especial atenção aos cuidados de prevenção da doença. É preciso adaptar-se para a retomada das atividades e a circulação social nesse novo contexto.
O conteúdo se preocupa primeiramente com a saúde pública, de clientes, lojistas, compradores e proprietários e também com a necessidade de que o consumidor se sinta seguro neste ambiente e confiante para volta à rotina de consumo. Este guia foi construído baseado em recomendações da OMS, profissionais da saúde, experiências internacionais, boas práticas de outros setores e alinhado aos decretos de cada cidade.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
1 - Higienização
Lave as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool 70%, para matar os vírus que podem estar nas suas mãos
2 - Distância Social
Evite sempre aglomerações e mantenha o distanciamento indicado de 1,5 metro de outras pessoas.
3 - Evite Tocar o Rosto
Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas por vírus.
4 - Pessoas Sintomáticas
Caso sinta algum sintoma, a recomendação é ficar em casa,
seja para você ou seus funcionários. Caso apresente febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico.
Siga as instruções da sua autoridade sanitária nacional ou local.
5 - Contato físico
Impedir contato físico entre as pessoas.
ORIENTAÇÕES PARA SEUS FUNCIONÁRIOS:
1 - Limpeza das Superfícies
Limpar com frequência as superfícies e os equipamentos de contato (teclado, bancadas, balcões, mesas e telefones)
2 - Álcool em Gel Certificado
Importante o uso de álcool gel de boa procedência dando prioridade para marcas que sejam de confiança do comprador e tenham boa reputação no mercado.
3 - Uso de Máscara
Fazer sempre o uso de máscara de proteção e orientar todas as pessoas que entrarem na loja fazerem o mesmo. É recomendado também realizar a troca da máscara sempre que ficar úmida, se for de tecido e a cada 2 horas, se for descartável.*
4 - Objetos Pessoais
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como escovas de dente, toalhas, copos e talheres e fazer uso de copos ou garrafas individuais para o consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros.
5 - Evite Contato Físico
Evitar a prática de cumprimentar com aperto de mãos ou beijos.
6 - Etiqueta Respiratória
Seguir as regras de etiqueta respiratória para proteção em casos de tosse e espirros.
7 - Distância social
Promover o distanciamento social – controlar a entrada e o fluxo de clientes, fornecedores e demais funcionários e evitar ao máximo permanecer em locais com aglomerações e fechados.
ORIENTAÇÕES PARA PRÉ ABERTURA DAS LOJAS:
1 - Comunicação Ostensiva
Tenha uma comunicação ostensiva sobre o que é a covid-19, quais os sintomas, o que fazer se tiver algum sintoma, além de cuidados com higiene pessoal e regras de funcionamento.
2 - Locais de Higienização
Certifique-se de que funcionários, contratados e clientes tenham acesso a locais onde possam lavar as mãos com água e sabão e/ou higienizá-las com álcool 70%. Para isso, coloque os desinfetantes de mãos (álcool em gel) em locais de destaque no local de trabalho.
3 - Limpeza do Local
Todo o estabelecimento deve ser limpo e desinfetado antes da reabertura da loja.
4 - Área de Higienização
Organize uma área de chegada para profissionais disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos, medidas para higienização das solas do sapato como um borrifador com álcool 70% e espaço dedicado para guardarem seus objetos pessoais.
5 - Ventilação do Ambiente
Promova boa ventilação no local de trabalho. Quando possível, evite o uso de ar-condicionado.
6 - Aferição da Temperatura
Se possível, providencie instrumentos para medição de temperatura dos colaboradores e terceiros antes do início da jornada de trabalho.
ORIENTAÇÕES PARA FUNCIONAMENTO DAS LOJAS:
1 - Sinalização no Local
Sinalize ou informe aos clientes as adaptações necessárias em sua loja em virtude do covid-19. As informações podem ser transmitidas pelos funcionários quando o cliente entrar na loja ou comunicado através de cartazes, televisão ou o sistema de som da loja.
2 - Capacidade de Pessoas
Determine a quantidade de clientes que poderão ser atendidos simultaneamente. As primeiras determinações no Brasil estipulam 50% da quantidade permitida em seu alvará de funcionamento.
Consulte se há alguma legislação local que altere este entendimento.
3 - Limpeza do Local
Todo estabelecimento deve ser cuidadosamente limpo e desinfectado diariamente após
a abertura. Programe também a chegada dos seus colaboradores com a antecedência necessária para que todo esse procedimento seja feito com cuidado.
4 - Higienização do Piso
Aumente a frequência da higienização do chão utilizando solução adequada de água com água sanitária ou outro produto similar respeitando o tipo do revestimento do piso.
5 - Álcool em Gel
Oferecer álcool em gel 70% sempre que necessário.
Principalmente na entrada/saída e antes/depois de experimentar algum produto e na realização de pagamento.
6 - Cuidados no Fechamento da Compra
Higienize a máquina do cartão antes e após cada uso, permitindo que o cliente manuseie seu cartão, e disponibilizar álcool em gel 70% em cada estação de
pagamento. Caso o pagamento seja em dinheiro, o cuidado deve ser redobrado.
ORIENTAÇÕES E CUIDADOS COM OS RELÓGIOS:
Para orientar de forma correta a higienização dos nossos produtos, garantindo atendimento seguro e especializado, importantes instruções que deverão ser seguidos por quem fará o manuseio de relógios em seu atendimento. Além de serem medidas preventivas, ajudará a manter sua boa aparência, evitar a oxidação causada pelo acúmulo de sujeira e suor sobre o relógio, assim, essas dicas vão prolongar o tempo de vida útil do relógio.
Observação: ao realizar qualquer procedimento de limpeza no relógio, certifique-se que a coroa esteja sempre na posição 0 (zero).
1 - Limpeza com Álcool 70%
Todos os procedimentos de limpeza do relógio usando álcool 70% líquido devem ser realizados por um tempo mínimo de 30 (trinta) segundos
2 - Limpeza com Detergente
Para os procedimentos de limpeza usando detergente neutro o mesmo deve ser realizado por um tempo mínimo de 1 (um) minuto.
3 - Não Usar Álcool em Gel
Nunca utilize álcool gel para limpeza do relógio, pois os outros elementos químicos que compõem a estrutura química do gel podem danificar o relógio ou os seus componente.
4 - Não Usar Água Sanitária
Nunca utilize água sanitária (hipoclorito de sódio ou de cálcio) ou outros produtos recomendados no combate ao Covid-19 e que não estejam descritos nessas instruções de limpeza, pois tais produtos não são recomendados para a limpeza do relógio e/ou dos seus componentes e podem causar a degradação dos mesmos anulando assim a sua garantia.
5 - Higienização Frequente
Apesar dos procedimentos de limpeza informados acima o ideal é que antes e após o uso do relógio, qualquer pessoa que fará o manuseio dos relógios limpe as suas mãos e o antebraço seguindo as orientações estabelecidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e Ministério da Saúde (sendo este o método mais seguro).
ORIENTAÇÕES E CUIDADOS COM OS RELÓGIOS ATENTE-SE AOS MATERIAIS:
6 - Pulseiras Metálicas
Após utilizar o relógio utilize uma escova macia com detergente neutro e água, após a limpeza seque com uma flanela macia. Outra opção de limpeza é utilizar álcool 70% líquido, para isso, utilize uma escova macia, lenço ou papel toalha embebido em álcool 70% e passe a mesma sobre a superfície do relógio, após isso, deixe o mesmo secar naturalmente. É importante que os movimentos sejam delicados para não danificar o relógio. Para pulseiras metálicas com impressão, requer um cuidado redobrado quanto ao contato com produtos químicos e o que poderá danificar o seu acabamento.
Portanto, não faça a limpeza deste tipo de relógio com produtos químicos como álcool, seja líquido ou em gel e outros solventes sob risco de danificar a impressão sobre a estrutura do produto.
7 - Pulseiras Sintéticas ou de Couro
Para limpeza utilize apenas pano úmido e detergente neutro em pouca quantidade e evite o contato direto com a água, caso isso ocorra, deixe secar naturalmente a sombra, não forçando a secagem da pulseira expondo o relógio ao sol ou a outra fonte de calor.
Observação: Estas pulseiras possuem superfície bastante sensível, portanto podem ser danificadas ao sofrer contato com superfícies abrasivas ou cortantes, exigindo desta forma um maior
8 - Pulseiras Poliméricas (borracha ou silicone)
Lave o relógio regularmente, utilizando uma escova macia com detergente neutro e água, após a limpeza seque com flanela macia.
9 - Embalagens
Para embalagens plásticas recomendamos o uso da higienização com água e sabão. Em seguida a embalagem deve ser seca. Já para embalagens de papelão pode ser utilizado um pano umedecido com um pouco de álcool a 70%.
10 - Brindes
Seguir as mesmas orientações anteriores considerando os materiais dos brindes.
11 - Outros Cuidados
Evite o contato de produtos como água sanitária, perfume, cosméticos, solventes, etc. Estes produtos podem danificar esteticamente o aspeto da pulseira e da caixa do seu relógio, além danificar a sua vedação e prejudicar a sua resistência à água. A exposição do relógio à luz direta do sol ou aloca-lo em local extremamente quente ou frio durante longos períodos de tempo, poderá danificar componentes internos e externos do relógio.
*Conforme orientação do Ministério da Saúde, as empresas podem autorizar e determinar o uso de máscaras de tecido dentro das suas instalações. É válido conferir se essa prática é regulada por meio de decreto ou outro dispositivo em sua região que obriga o uso.